Técnicas de Comunicação e Redação Empresarial
Falamos e escrevemos para comunicar alguma coisa a alguém. E o que quer dizer comunicar-se? Pela própria etimologia da palavra significa tornar comum uma informação, uma idéia, um projeto. Se redigimos um e-mail, um relatório, um memorando, ou qualquer tipo de texto, queremos que outras pessoas compreendam e assimilem nossa mensagem, o que estamos querendo dizer. Todo texto precisa ser claro e objetivo; a mensagem precisa ser facilmente assimilada pelo leitor. Ao escrever não precisamos ficar obcecados em demonstrar erudição e cultura gramatical. Se quisermos escrever bem, de modo eficaz, devemos direcionar a nossa preocupação em produzir um texto claro, conciso e convincente. É do que trata este Curso de Técnicas de Comunicação e Redação Empresarial. Testado com excelente avaliação na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Curso tem como objetivo básico proporcionar conhecimentos técnicos e interpessoais de comunicação, linguagem e redação adequados à profissionalização empresarial. O Programa do Curso ensina teoria e prática dos seguintes conteúdos: Formas de Comunicação; O Tripé da Comunicação Escrita: Redação, Correção, Clareza e Concisão; Roteiros e Modelos de Comunicação Escrita; Estrutura para Redigir Cartas, Memorandos, Relatórios, Procedimentos, E-mails; Regência Verbal e Sintaxe Gramatical.